Projeto: Artes Marciais para dentro das escolas estaduais do Paraná
A meta é difundir os esportes de contato para as mais diversas regiões do Estado
Lutadores, professores, atletas, técnicos de artes marciais tiveram um encontro com o Governador para discutir projeto de treinamento esportivo no contraturno escolar. Encontro ocorreu no dia 17 de junho de 2019 no Palácio do Governo.
Com a palavra do governador do Parana, Ratinho Junior, que a partir de 2020, com o aprimoramento da iniciativa das Artes Marciais para dentro das escolas estaduais, a meta é difundir os esportes de contato para as mais diversas regiões do Estado.
“Vamos levar as artes marciais para dentro das escolas estaduais, oferecendo treinamentos no contraturno às aulas convencionais e também nos fins de semana”, comenta Ratinho Junior.
A ideia é começar o projeto-piloto no segundo semestre deste ano em, pelo menos, três núcleos de educação. E a partir de 2020, com o aprimoramento da iniciativa, a meta é difundir para as mais diversas regiões do Estado.
“Gosto muito do esporte, sou um praticante. As artes marciais ensinam a filosofia do respeito, a obedecer hierarquia, a ser uma pessoa do bem. Sem contar que com o esporte tiramos as crianças das ruas”, comenta Ratinho Junior.
(Esquerda para direita) Foto: Fabrício Garcia, Professor Victor Haygert, Ratinho Junior
A ideia é implementar as aulas no contraturno, tornando assim a prática prazerosa, ao invés de imposta pela grade escolar.
A reunião também teve na pauta a proposta da criação do departamento de artes marciais, que tem como objetivo de captar recursos federais para o esporte local.
Paraná é celeiro de formação de atletas a nível nacional e mundial, e essa iniciativa pode melhorar a infraestrutura para a “criação” de novos atletas de ponta.